Preservação da Biodiversidade
Pangolim
Estão a ser realizados esforços significativos para contribuir com a preservação da biodiversidade do pangolim, uma espécie que está em vias de extinção. A NCR Angola e a HP no âmbito dos seus programas de sustentabilidade reconhecem a importância desse animal para o equilíbrio dos ecossistemas e neste sentido estão empenhados em tomar medidas concretas para sua conservação, na Fundação Cuerama na aldeia Cuerama que se localiza na Quibala, com o apoio da Fundação Kissama. O primeiro passo consiste em sensibilizar a comunidade para desencorajar o consumo desses animais, o trabalho com as comunidades locais é de extrema importância para garantir a protecção do pangolim. A preservação da biodiversidade é uma prioridade e estamos comprometidos em fazer a diferença na luta contra a extinção do pangolim.
Pangolins (Manis spp.) são mamíferos da ordem Pholidota que vivem em zonas tropicais da Ásia e da África. Há oito espécies diferentes de pangolim: pangolim chinês, pangolim malaio, pangolim do cabo, pangolim filipino, pangolim-da-barriga-branca, pangolim indiano, pangolim-gigante-terrestre e o pangolim da barriga preta. São as únicas representantes da família Manidae e da ordem Pholidota. A ordem é muito antiga, com representantes fósseis datando do Eoceno na Europa (Eomanis, do Eoceno Médio alemão, em Messel), América do Norte (Patriomanis) e Ásia (Cryptomanis gobiensis, do Eoceno superior da Mongólia). A relação dos folídotos com outras ordens de mamíferos ainda é motivo de muitas controvérsias, mas estudos recentes incluíram-na num táxon chamado de Pegasoferae, junto com os carnívoros, os quirópteros e os perissodáctilos.
Os pangolins são os únicos mamíferos cobertos por escamas e são constituídas por queratina, a mesma substância dos nossos cabelos e unhas, alimentam-se exclusivamente de formigas e térmitas e não representam uma ameaça para o ser humano.
Quando se assustam enrolam-se numa bola para se protegerem.
Os pangolins, bem como as suas escamas, são frequentemente encontradas no comércio ilegal da vida selvagem.
As 8 espécies de pangolins: 4 em África e 4 na Ásia estão enumeradas no Anexo I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES) o nível mais elevado de protecção Internacional.